5 dicas para inovar sua estratégia de SMS

É preciso, cada vez mais, inovar sua estratégia de SMS. Isso porque a ferramenta, ainda hoje, é o meio de comunicação mais utilizado por empresas e marcas para atingir seu consumidor final.

Segundo pesquisa realizada pela Accenture encomendada pela Telefónica, o volume do envio de SMS em 2017 foi de 6,6 bilhões. Dentre esse número, as empresas que mais enviaram mensagens de texto estão no setor financeiro, como bancos e financeiras.

Outra pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time aponta uma diminuição da taxa de reposta. Já que apenas 24% dos brasileiros afirmaram enviar mensagem de texto todos os dias. Em contrapartida, 54% afirmaram receber SMS diariamente. Com isso, é possível perceber que o SMS está cada vez mais unidirecional.

Ao analisar esses dados você deve estar se perguntando: como fazer para que seu público interaja com você e através da mensagem de texto? Para te ajudar, separamos 5 dicas de como renovar a forma de utilização de mensagem de texto na sua empresa.

1. Crie promoções diferenciadas

Ao invés de enviar apenas campanhas promocionais convencionais, que anunciam ofertas ou condições especiais, você pode diversificar. Uma boa opção é criar cupons de descontos, em que são enviados códigos que deverão ser encaminhados para outro número, ou cadastrado em seu site.

Dessa forma, além garantir que esse cliente irá voltar a comprar, você ainda irá confirmar se o número lhe pertence. Outra grande vantagem desse método é o fato de te dar a possibilidade de adquirir mais informações sobre seu cliente, como nome, e-mail etc.

Além de cupons de desconto, você pode utilizar o SMS para realizar inscrições em sorteios. Afinal, quem não gosta da possibilidade de ganhar brindes!? O cadastro através do SMS é fácil e rápido e realmente gera resultados.

2. Foque no pós-venda

Quando um cliente visitar ou comprar em sua loja, ou se cadastrar em seu site, você deve enviar mensagens de texto e ele frequentemente. Dessa forma, você fará com que ele sempre lembre de sua loja, ajudando na construção da sua marca.

Você ainda pode montar essa mensagem de forma personalizada através de dados fornecidos pelo cliente anteriormente. O toque personalizado dá ao cliente a sensação de importância e de que ele não é apenas mais um cliente. Desse modo, ele passa a dar mais crédito para empresa, aumentando a conscientização de sua marca.

3. Aumente seu poder de comunicação

Se você já trabalha com o envio de e-mail marketing, utilizar o SMS impulsionará ainda mais sua taxa de abertura. Mandando uma mensagem de texto com uma prévia do e-mail nas próximas 24h ao envio de um e-mail pode ser mais um estímulo extra para seu cliente ler o conteúdo.

Além disso, você consegue inserir em seus SMS links direcionando seus clientes para páginas de cadastros. Por exemplo para se cadastrar em seu newsletter.

4. Descubra o nível de envolvimento dos seus clientes

Outra boa maneira de utilizar seus SMS é para realizar pesquisas de satisfação com seus clientes. O SMS é um ótimo canal para isso, pois é prático e rápido. Mas atente-se, o método de pesquisa não deve demandar muitas perguntas.

Utilizar o método NPS é ideal, pois ele se baseia apenas em responder uma pergunta: “Em uma escala 0 a 10, quanto indicaria nossa empresa?”. A partir das respostas você conseguirá criar segmentações de acordo com o nível de satisfação. Enviando brindes ou ofertas especiais para os clientes que estão mais envolvidos com sua empresa.

5. Use o SMS em todas as suas campanhas

Fica claro que é essencial criar formulários para cadastro de SMS em seu site e em sua loja física. Pois o envio de SMS fortalece o vínculo com seu cliente. Esse vínculo pode ser o diferencial competitivo que lhe dará destaque no mercado.

Case de sucesso com a aplicação inovadora do SMS

Para você entender como o SMS utilizado de maneira inovadora pode trazer ótimos resultados, separamos um case de sucesso da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios:

Em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, o acesso à internet pela população ainda é precário, devida a altos custos de equipamentos e pacotes de dados. Por esse motivo algumas escolas não conseguem usufruir dessas tecnologias para agregar nos estudos de seus alunos.

Pensando nisso foi que surgiu nas Filipinas o Smart TXTBKS (Text Books). Que são SIM CARDS que possuem informações didáticas dos seus livros em forma de SMS. Dessa forma, todos os alunos conseguem ter acesso ao conhecimento, pois a maioria deles possuem celulares convencionais.

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