Como gerir sua carteira de clientes de crédito consignado?

No momento de realizar a gestão da sua carteira de clientes, um grande desafio pode surgir. O armazenamento, a organização, o acesso e a atualização de dados podem ocasionar sérias dificuldades e, consequentemente, refletir em estratégias de vendas menos eficientes.

Por isso, trabalhar com os processos relacionados à estruturação e gestão da carteira de clientes exige bastante atenção e cuidado. Com tal gestão é possível conhecer os clientes detalhadamente, tornando os atendimentos cada vez mais eficientes e personalizados. 

A partir da elaboração de estratégias de vendas específicas e voltadas para o seu público-alvo, as chances de êxito se multiplicam! Além disso, a gestão da carteira aprofunda o relacionamento da sua equipe com os clientes e, assim, assegura o sucesso e a fidelização.

Em suma, a gestão eficiente da sua carteira de clientes se revela como a forma adequada de levar, com bastante exatidão, o produto certo ao público ideal e específico para uma determinada jornada de compra.

Neste post, você irá entender a relevância de alguns passos fundamentais para gerir sua carteira de clientes, tais como:

  • Estruturar; 
  • Segmentar; 
  • Monitorar;
  • Avaliar. 

Estruturando sua carteira de clientes

Antes de mais nada, é preciso estruturar sua carteira de clientes para uma boa gestão de relacionamento e das oportunidades de negócio. Nessa etapa, é preciso mapear, registrar e especificar as informações relevantes em relação ao seu público alvo. 

Esse processo vai permitir a criação adequada de filtros que sejam pertinentes às campanhas de vendas que serão trabalhadas posteriormente. E, pensando por essa mesma lógica, em seguida, é preciso segmentar.

A segmentação da carteira de clientes

Depois de estruturar, a próxima etapa é segmentar os clientes. Nesse estágio, realiza-se a categorização de cada perfil, permitindo a criação de campanhas por idade, renda, região, valor disponível de margem, percentual de quitação dos contratos em andamento, etc.

A segmentação de clientes permite também a busca por telefones e contatos mais qualificados, clientes frequentes, demandas específicas como a redução de taxas e muito mais.

Monitorando sua carteira de clientes

Além de estruturar e segmentar, é essencial monitorar bem sua carteira de clientes, pois quem conhece plenamente seu público-alvo tem chances ainda maiores de evoluir e crescer no seu negócio.

Isso significa que você precisa saber qual a quantidade de clientes ativos e inativos, quantos deles têm perfil para prospecção de uma nova compra, como está o comportamento de consumo, entre outras informações.

Enquanto monitora, você percebe a interação com as campanhas de vendas da sua empresa e potencializa cada vez mais os seus resultados.

Imagine a seguinte situação: você organizou uma promoção imperdível e já realizou diversas ligações para informar aos clientes. A campanha foi finalizada e somente 30% do seu público se conectou com esse meio de comunicação, o telefone.

Nesse caso, o ideal é que você avance em sua estratégia. Então você decide mandar SMS e, com isso, aumenta sua conexão de 30% para 70%. Agora sim resultados produtivos!

Em suma, com todos esses aspectos do monitoramento, torna-se possível compreender os desafios e oportunidades, e enxergar os indicadores ideais para potencializar o sucesso em vendas. 

Avaliar para (re)alinhar as estratégias

Tudo que está bom pode ficar excelente! Por isso, depois de segmentar, estruturar e monitorar, também é importante realizar uma avaliação periódica dos resultados para verificar, agora com um foco global, quais são as estratégias que estão funcionando bem e quais podem ser ainda melhores.

Isso pode ser plenamente vivenciado a partir dos relatórios de produtividade dos sistemas da Start Consig. 

Por meio desses relatórios você aperfeiçoará a gestão da sua carteira de clientes e das suas estratégias empresariais para crescer ainda mais. 

Os sistemas da Start Consig, 100% especializados em crédito consignado, permitem a gestão completa e eficiente da sua carteira de clientes, e são ideais para que você defina as estratégias de vendas e ainda distribua às equipes de trabalho dentro da plataforma.

As soluções permitem que o público seja segmentado por convênio, campanha, região, valor atualizado de margem e saldo devedor, quantidade de parcelas pagas e muito mais.

Além disso, você também pode higienizar os dados automaticamente com apenas alguns cliques e transformar seus maillings em carteiras de clientes cada vez mais assertivas e personalizadas, identificando contatos cadastrados e clientes produtivos já trabalhados ou não.

Tudo isso possibilita o reconhecimento dos seus potenciais clientes e elimina aqueles que não se adequam ao perfil, simplificando o seu processo de venda e alavancando os resultados!

Agora que você já sabe que precisa estruturar, segmentar, monitorar e avaliar suas estratégias para aperfeiçoar a gestão da sua carteira de clientes, clique aqui para falar com um representante!

Gostou da notícia? Comente abaixo