Prospecção de clientes: 4 dicas poderosas que você precisa conhecer

É sempre muito bom para uma empresa a prospecção de mais clientes, não é mesmo? Porém em um mercado competitivo elevar esse número está cada vez mais difícil.

Para conseguir chamar atenção do seu cliente você deve criar uma boa campanha de prospecção. Pois elas são o início do processo de compra, a partir delas os clientes conhecerão sua marca.

Neste post vamos explicar melhor o conceito de prospecção e te daremos poderosas dicas para melhorar os resultados das suas campanhas.

O Que é Prospecção de Cliente?

A palavra prospecção é originada do latim que significa pesquisar. Essa palavra é muito empregada por geólogos, por exemplo, para descrever métodos para pesquisar minérios preciosos. No mundo empresarial, ela se refere aos métodos de “pesquisar” por novos clientes, que são tão preciosos para as empresas quanto os minérios.

Portanto, prospectar clientes é o ato de buscar oportunidades para conquistar e convencer alguém a se tornar seu cliente. Então suas campanhas devem ser muito bem planejadas, pois se baseando nelas a pessoa fará sua tomada de decisão.

Além disso, não podem ser invasivas, elas precisam atingir somente as pessoas interessadas. Caso contrário, causarão uma má impressão, sujando a reputação da empresa.

Importância da Prospecção de clientes para a sua empresa

Para a empresa atingir bons resultados e continuar a crescer no mercado, é fundamental que ela aumente seu faturamento. Um dos pilares para este é aumento e ampliação da carteira de clientes. Dessa forma, saber a melhor maneira de atraí-los é essencial.

Além disso, para criar boas campanhas você precisará manter-se sempre antenado nas ações de seus concorrentes e nos movimentos do mercado. Isso garante que seus produtos e serviços estejam sempre atualizados!

Dicas para melhorar suas técnicas de atração

Existem hoje muitas maneiras de prospecção. Uma das mais conhecidas é a do funil de vendas. Nela, o consumidor vai passando por etapas e em cada uma delas é atingido por um tipo de campanha diferente.

O método de prospecção vai variar de acordo com o setor de atuação. Mas alguns fatores são comuns a todas as empresas.

Pensando nisso, listamos aqui 4 dicas para aprimorar seu jeito de atrair clientes, que você poderá empregar independentemente do ramo que faz parte. Confira abaixo:

1. Conheça o seu mercado

Para que suas campanhas tenham o efeito esperado, seu público tem que se conectar com ela. Portanto você deve conhecê-lo bem, não somente por dados demográficos como localização e faixa etária. Você deve saber também os dados comportamentais como interesses, o que consomem, porque consomem, etc.

Para adquirir essas informações você pode realizar pesquisas com seus atuais clientes, utilizar ferramentas de monitoramento, etc. Com esse dados, você saberá exatamente como se comunicar de um jeito que seu cliente lhe dará atenção.

2. Trabalhe seus leads

Leads é um termo em inglês usado para se referir a pessoas que já demonstraram um pequeno interesse pelo seu produto ou serviço. Para que esse interesse cresça e leve à prospecção de clientes, você deve trabalhá-la. Ou seja, fornecer a ela conteúdos e ofertas específicos para que ela compre de você.

A maneira como serão os conteúdos dependerá do tamanho do interesse demonstrado pela pessoa. Sendo assim, você terá que qualificar as pessoas pelo tamanho de interesse, para então saber a melhor forma de convencê-las a comprar.

3. Abuse da tecnologia

Fazer anúncios nas redes sociais e nos buscadores de pesquisa como o Google é uma ótima forma de atrair clientes. Pois permitem a segmentação para alcançar apenas seu público-alvo.

Além disso, eles também ajudam a construir uma boa imagem empresarial. Já que a primeira coisa que fazem antes de comprar é pesquisar sobre a empresa na internet, e sobre a opinião de outros consumidores.

4. Peça indicações para clientes atuais

Ser indicado para alguém ou receber uma indicação é o melhor tipo de prospecção que você pode ter. Pois isso mostra que seu cliente acredita na sua empresa ao ponto de indicá-la a alguém ou de te fornecer uma lista de contatos. Outra grande vantagem da indicação é que a pessoa já estará mais inclinada a adquirir seu produto facilitando a vida de seu vendedor.

Desse modo, você pode criar descontos para os clientes que mais indicarem sua empresa para amigos ou colegas. Com esse estímulo sua carteira crescerá ainda mais rápido!

Curta nossa pagina no Facebook e acompanhe nossos conteúdos!

Gostou da notícia? Comente abaixo