Como aprimorar a gestão de clientes com foco em resultados?

Aumentar as suas vendas e fidelizar clientes pode ser muito mais simples do que parece! E o primeiro passo certamente está na gestão de clientes presentes em sua carteira, que consiste em uma lista de empresas ou pessoas que você estabelece ou estabeleceu contato com fins comerciais em um determinado período. 

Uma gestão de clientes com qualidade propõe ações para otimizar o seu relacionamento e identificar possíveis clientes que estão em menor conexão com a sua empresa, ou seja, que provavelmente desejam encerrar em breve a relação. A partir destes dados, é possível traçar estratégias de retenção e criar planos com ações para evitar que esse cancelamento ocorra, além de auxiliar na relação com os atuais clientes. 

Pensando na importância de uma gestão efetiva da carteira de clientes, elaboramos algumas dicas essenciais que serão decisivas para potencializar seus resultados, bem como o relacionamento com os seus clientes de consignado. Confira! 

Saiba organizar sua carteira de clientes para uma gestão efetiva!

 

A sua carteira de clientes está mudando constantemente? Os responsáveis estão sendo trocados a todo momento? Os novos clientes estão indo para vendedores aleatórios, sem uma estratégia bem definida? Provavelmente ela está necessitando de uma melhor organização! 

Algo ainda mais importante do que focar na quantidade de clientes presentes na sua carteira, é organizá-la com o objetivo de aproveitar o potencial de cada um. Por isso, estabeleça estratégias para definir a equipe responsável pelo contato e o tipo de comunicação a ser realizada com determinados perfis de clientes, além de dar uma atenção especial aos que estão se tornando inativos para entender o motivo e buscar resgatá-los novamente.

Defina metas com sabedoria

 

Um excelente estímulo para que a equipe de vendas de consignado alcance os resultados desejados é a definição de metas, desde que possíveis de serem alcançadas para não resultar em desmotivação. 

Você pode definir as metas com base nos resultados obtidos nos últimos meses e para ter certeza de que elas são realmente eficazes, veja se enquadram no conceito SMART: (simples, mensurável, atingível e relevante). 

Conheça o comportamento do consumidor

 

Quais as informações que você possui sobre o comportamento do consumidor? Entender a respeito do que leva o cliente a solicitar uma proposta e descobrir dados a respeito do seu consumo certamente será um diferencial para a gestão da sua carteira de clientes. 

Além disso, após os dados coletados, é possível construir análises a respeito de como está o nível de solicitações e partir disso já planejar com a equipe formas de contornar um possível desafio que possa acontecer. 

Gerencie de forma ativa

 

A gestão da carteira de clientes deve ser responsabilidade de todos! Gerentes e gestores devem acompanhar todo o processo de perto, ou designarem um profissional para essa função de modo que possam auxiliar os aspectos que podem ser aperfeiçoados pelos vendedores, principalmente em relação aos que possuem menos experiência no cargo. 

Dessa forma, será possível identificar possíveis falhas e orientar os profissionais a darem atenção também aos clientes que estão menos engajados com a empresa. Assim, é possível equilibrar o número de vendas para novos clientes com o suporte para os clientes atuais, evitando altos índices de cancelamento e estabelecendo relação duradoura com todos. 

Invista em ferramentas de organização

 

O investimento em ferramentas de organização irá aumentar a produtividade da equipe, além de automatizar processos que, se realizados manualmente, demoram horas e demandam de uma grande quantidade de pessoas. Por isso, apesar de exigirem investimento inicial, a economia será muito maior para quem contrata!

E para te ajudar a potencializar ainda mais a sua produtividade e gestão de clientes, o sistema de CRM é uma ferramenta essencial. Com ele você irá otimizar o seu tempo para o que realmente importa: a conquista de resultados eficazes e o aprimoramento do relacionamento com os seus clientes. 

Pensando nisso, o CRM Start Consig se especializou em enriquecimento e higienização de dados, simulação automática de propostas, gestão colaborativa de toda a esteira de vendas e de relacionamento.

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