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LGPD: o que é e como ela pode impactar o seu negócio

Imagem de uma cadeado protegendo um computador, fazendo alusão a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um assunto recorrente quando se fala em segurança de dados, isso porque a lei visa proteger os dados pessoais e sensíveis dos cidadãos, garantindo que qualquer tipo de organização fará o uso adequado e transparente das informações de seus clientes.

A LGPD causou um grande impacto no funcionamento das instituições, visto que o funcionamento de empresas atualmente é orientado pelo processamento de dados diversos. Um setor que sofreu com esse impacto foi o setor financeiro e consequentemente o mercado de crédito consignado.
Vamos explicar o que exatamente é a LGPD, o que ela regula e quais são os impactos da nova lei no mercado de crédito consignado.

O que é a LGPD

Como explicamos acima, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que visa resguardar os dados pessoais dos cidadãos. A ideia é que ela consiga regulamentar a coleta, armazenamento e compartilhamento dessas informações.

A lei foi criada em 2018 baseada na regulamentação europeia e entrou em vigor em agosto de 2021. A LGPD tem como princípio garantir os direitos fundamentais de privacidade e liberdade. Segundo o Portal LGPD Brasil, seus principais objetivos são:

  • Estabelecer regras claras sobre o uso de dados pessoais;
  • Assegurar o direito à privacidade;
  • Padronizar normas;
  • Fortalecer a segurança jurídica;
  • Fomentar o desenvolvimento econômico e favorecer a concorrência.

Mas, o que são dados pessoais e dados sensíveis?

Imagem que ilustra os dados pessoas de um cidadão, dados protegidos pela LGPD

Dados pessoais são qualquer tipo de informação que permite que uma pessoa seja identificada. Então, dados pessoais podem ser: CPF, nome, telefone, fotos, data e local de nascimento, etc.

Já os dados sensíveis são aqueles dados que exigem um pouco mais de cautela para se lidar, essas informações estão ligadas a intimidade de uma pessoa. Cabem dentro dessa definição informações como: convicções políticas, origem racial ou étnica, informações sobre a saúde, biometria, questões genéticas, etc.

Qual a importância da LGPD?

Imagem de um cadeado que ilustra a segurança que a LGPD proporciona

Toda vez que você faz um cadastro em um site, aplicativo, rede social etc, seus dados são coletados. Agora, com isso em mente, pense:

Quantas empresas, sites, plataformas têm acesso aos seus dados pessoais?

Provavelmente a sua resposta para essa pergunta foi: “Muitas!”.

É por isso que a LGPD é importante, ela permite que o cidadão tenha mais controle sobre seus dados e proporciona uma melhora nas políticas de governança e gestão de dados das organizações. Então, além de resguardar o cidadão, ela ajuda as instituições a lidarem com esses dados de forma correta e justa.

Entenda as penalidades da LGPD

O órgão que faz a fiscalização das normas é o ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e é também quem aplica as sanções em caso de descumprimento da lei. As penalidades administrativas podem ser muitas, dentre elas destacamos:

  • Advertência;
  • Multa simples de até 2% do faturamento da pessoa jurídica;
  • Multa diária;
  • Proibição parcial ou total de exercício de atividades;
  • Suspensão parcial do funcionamento do banco de dados a que se refere a infração pelo período máximo de 6 (seis) meses, prorrogável por igual período, até a regularização da atividade de tratamento pelo controlador;
  • Suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais a que se refere a infração pelo período máximo de 6 (seis) meses, prorrogável por igual período;
  • Proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados.

As penalidades da LGPD já começaram a ser aplicadas em empresas de diversos segmentos, o Banco Safra, por exemplo, recebeu uma multa de R$ 2,4 milhões, por oferecer empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS a partir de listas de dados revendidas.

LGPD e o mercado de crédito consignado

Imagem de uma mão cheia de modas que ilustra a relação da LGPD com o crédito consignado

O impacto da LGPD no mercado de consignado não afeta apenas grandes empresas, ele atinge também pessoas que trabalham de forma autônoma, os correspondentes bancários, já que agora a forma de organizar informações sobre clientes – que podem ajudar no processo de tomada de decisão – não é mais a mesma.

Entenda, antigamente as instituições e profissionais desse setor podiam usar diferentes informações sobre o indivíduo para decidir sobre a liberação de crédito. Hoje em dia isso não é mais possível sem a autorização expressa do titular, pois caracteriza violação da lei.

Agora, as empresas desse setor são responsáveis judicialmente pelos dados coletados e precisam justificar de maneira detalhada o motivo pelo qual estão solicitando os dados pessoais de um cliente. Além disso, não se pode mais coletar esses dados para usá-los como fonte de propaganda direcionada, ou seja, é proibido fazer ações de publicidade direcionada sem a autorização do consumidor.

As instituições financeiras devem então justificar toda coleta de dados pessoais, garantir que essa coleta será feita única e exclusivamente com o titular, possuir medidas de segurança e gestão adequadas e permitir que o titular possa solicitar a exclusão de seus dados a qualquer momento.

Como se adequar

Agora que você já entendeu o que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e qual é o seu objetivo, está na hora de pensar como você pode se adequar a norma.

Estude a norma

O primeiro passo para garantir que você vai conseguir adequar a sua operação é saber exatamente o que a lei impõe. Saiba bem o que a LGPD regulamenta e tente entender quais os pontos da sua operação não estão de acordo. Para conhecer a lei na íntegra, clique aqui.

Treine sua equipe

Se você é o responsável por uma grande operação é importante que todos os membros dessa equipe saibam as normas da lei. Assim como você precisa estudar, os integrantes da equipe também precisam.

Entenda o fluxo de dados da sua operação

Outro passo essencial para entender seu nível de adequação é entender qual o caminho que os dados coletados pela sua operação de vendas percorrem. Dessa forma você vai conseguir visualizar de forma mais clara como acontece a coleta, o uso, o armazenamento, o compartilhamento e o descarte dessas informações.

Garanta que a coleta de dados possui embasamento legal

Aqui é importante que você saiba quais dados estão sendo coletados dos seus clientes e se existe mesmo a necessidade de coletar todas essas informações, ou se é possível seguir com a operação normalmente solicitando menos informações dos consumidores.

É importante frisar que até a compra ser realizada, solicitar menos dados dos consumidores, pode aumentar a taxa de conversão da sua operação. Por exemplo: é mais fácil um consumidor demonstrar interesse em saber mais sobre um produto dentro do seu site se ele tiver que informar apenas o celular ou o e-mail, se você pode o nome completo, o celular, o e-mail e o endereço, ele pode criar uma barreira e desistir de saber mais sobre seus produtos.

Garanta que o consumidor entende o motivo da coleta de dados

Como explicado acima, a coleta de dados agora só pode acontecer se for previamente autorizada pelo titular. Então, é muito importante que você explique para os clientes quais dados você precisa e porque você precisa deles.

Construa uma boa base de clientes

Uma forma de garantir sua adequação é construir uma boa base de clientes. Isso porque se você trabalha com o público adequado é mais fácil coletar os dados necessários para o seu negócio funcionar. Isso também significa que você precisa atualizar e revisar essa base de clientes constantemente. Isso é essencial para garantir o cumprimento da lei porque a compra de base de cliente é uma infração da LGPD, passível de penalização para os dois lados, quem vende e quem compra.

Revise suas políticas de segurança

Tenha certeza que você está armazenando os dados do seu cliente de forma segura e que não existe nenhum risco de vazamento. Então, fortaleça a segurança do sistema que você usa, oriente todas as pessoas que têm acesso a ele sobre os procedimentos de segurança. Uma maneira bem simples de garantir que a segurança do seu sistema é boa e vai garantir a sua adequação a norma é usar ferramentas que funcionam de acordo com a LGPD.

A tecnologia pode ajudar!

Você pode usar a tecnologia como aliada, existem vários sistemas de segurança que garantem o armazenamento correto de dados. Nós, da Start Consig, desenvolvemos sistemas de CRM (Customer Relationship Management) que além de te ajudar na manutenção do relacionamento com o cliente armazenam todos os dados da sua operação e dos seus clientes de forma segura, seguindo todas as diretrizes da LGPD.

O CRMs da Start foram desenvolvidos exclusivamente para correspondentes bancários autônomos e grandes equipes. Usando nossos sistemas você pode fazer pesquisas manuais, registrar todas as informações relevantes para a sua operação de vendas, simular propostas e digitação de contratos, fazer contato com clientes por meio de mensagens, ligações e muito mais!

Você também pode higienizar, validar e enriquecer os dados da sua base de clientes sempre que necessário, isso garante que as informações que você precisa para trabalhar são confiáveis!

Entre em nosso site e conheça todas as vantagens dos CRMs START!

Escrito por Ana Clara Fernandes

Copywriter na Start Consig e estudiosa do mercado de crédito consignado.

Fala sobre vendas, marketing e o mercado de crédito consignado.

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