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BPO: saiba como essa prática pode te ajudar

Imagem de documentos e blocos de madeira que formam a sigla BPO

O mundo dos negócios sempre foi muito competitivo e exigiu que as empresas investissem em seus processos externos e internos para entregar produtos, serviços e/ou soluções de qualidade para conseguir se destacar no mercado.

Isso fez com que muitas empresas tivessem como foco principal os processos que fazem parte do centro do seu negócio (core business), dando menos atenção aos processos secundários, que apesar de fundamentais para o bom desempenho da instituição, não fazem parte do seu core. Por isso, essas empresas passaram a buscar maneiras de cuidar de suas demandas não primárias sem perder o foco.

A tática mais adotada para resolver essa questão é o BPO (Business Process Outsourcing). Neste artigo você vai entender o que é BPO e como ele pode ajudar a sua operação.

O que é BPO?

BPO é a abreviação do termo Business Process Outsourcing e pode ser entendido como uma espécie de terceirização de serviços, pode ser feito com pessoas, sistemas, ou processos. O BPO surgiu em grandes indústrias que contratavam empresas para cuidar de processos específicos dentro de sua operação. Esses processos não estavam envolvidos diretamente com o produto final.

Com os avanços tecnológicos, o BPO começou a se popularizar em empresas de diversos segmentos. Agora, é mais fácil procurar uma solução para processos que podem causar lentidão dentro de uma operação. O BPO consegue então sanar a demanda de profissionais especializados, ao mesmo tempo que proporciona maior assertividade na formatação e execução de processos.

Como o BPO funciona?

O BPO visa trabalhar com a otimização de processos e tem como objetivo oferecer soluções relacionadas à tecnologia, visando promover a produtividade das instituições. O importante é que você vai poder contar com uma empresa, ou sistema especializado que vai te dar mais tempo para focar no core do seu negócio.

O BPO pode acontecer dentro e fora da sua operação!

O que isso quer dizer? Basicamente ele pode ser alocado dentro da organização que o contratou ou na sede da prestadora de serviço. Isso depende de como o serviço é oferecido para a empresa e qual o foco da instituição contratante ao optar pelo BPO.

BPO x Terceirização

BPO versus Terceirização

Falamos aqui que o BPO é uma espécie de terceirização porque apesar de serem próximos, os dois não são a mesma coisa.

O BPO envolve uma avaliação mais completa da operação e seu funcionamento, além de estar diretamente ligado a soluções tecnológicas. Já a terceirização pode acontecer sem esse conhecimento mais profundo sobre a operação. Além disso, esse processo costuma estar mais ligado a trabalhos pontuais como manutenção e segurança.

Tipos de BPO

Existem vários tipos de BPO que podem melhorar os processos de uma empresa e aumentar sua produtividade. Destacamos os mais usados abaixo:

BPO financeiro

Com o BPO financeiro você pode contratar uma empresa ou um sistema que vão tornar esse trabalho mais simples e prático. Assim, é possível reduzir custos, otimizar processos e trabalhar de forma ainda mais assertiva.

BPO jurídico

O BPO jurídico cuida de todas as demandas jurídicas da empresa. A empresa passa a ter apoio e não precisa mais se preocupar com nada que envolva o setor jurídico da empresa.

BPO TI

O BPO TI pode garantir mais segurança aos processos ligados ao setor e um bom suporte técnico.

BPO RH

Todas as atividades relacionadas ao setor de recursos humanos ficam na responsabilidade do BPO, inclusive a contratação de pessoas. Isso pode reduzir custos, já que o RH exige a atuação de profissionais especializados.

BPO no mercado de crédito consignado

Quem trabalha com venda de crédito consignado precisa ter tempo para lidar com os consumidores, já que o foco principal do trabalho é conseguir atingir cada vez mais clientes e proporcionar melhora na vida de todos eles.

Por isso, o BPO pode ser um grande aliado para aumentar a produtividade de correspondentes autônomos e grandes operações. Assim, você consegue focar no que realmente importa: o cliente.

Como um sistema de BPO pode ajudar uma operação de vendas

Gráfico que exibe melhora de desempenho ao usar BPO

Pode parecer que para o BPO é necessário contratar uma empresa de fato, mas é possível adotar softwares, ou processos que proporcionam tudo que você precisa para alavancar sua operação!

Nesse caso, é necessário contratar um bom sistema que vai facilitar o dia a dia da sua operação.

Conheça o BPO Start Consig e suas vantagens

Imagem que exibe os sistemas de CRM da Start Consig, o BPO da Start

Na Start Consig oferecemos um serviço de BPO exclusivo que garante a realização das rotinas de atualização, enriquecimento, higienização e segmentação de dados cadastrais e de consignação para criação de campanhas de vendas personalizadas e exclusivas, obedecendo aos parâmetros acordados com cada cliente, fornecendo ainda insights e feedbacks periodicamente, mantendo total sigilo e confidencialidade das informações comerciais e operacionais de nossos clientes.

Oferecemos também acesso a nossa plataforma de ensino, a Universidade Start, que dispõe de treinamentos no formato EAD para alavancar os resultados de colaboradores menos experientes. Além disso, viabilizamos em nosso sistema frameworks eficientes para processamento de dados, gestão de relacionamento, automatização de processos, inteligência de dados e muito mais.

Veja as vantagens que o BPO Start Consig pode trazer para a sua empresa abaixo:

Visão estratégica

Nossos profissionais são capacitados em tecnologia e especializados nos produtos bancários, garantido uma visão estratégica de dados, procedimentos e situações para contribuir decisivamente na resolução dos desafios tecnológicos e comerciais, aumentando o nível e a capacidade de entrega.

Aumento de eficiência

Usando nosso sistema de BPO, os profissionais de vendas do correspondente bancário recebem constantemente clientes aptos a contratar os produtos e serviços oferecidos, evitando ociosidade e frustração. Nossos treinamentos e suporte qualificado favorecem ao correspondente na formação de equipes mais preparadas para atuação em sinergia com clientes e fornecedores para alavancar resultados.

Otimização do tempo

Com o nosso BPO exclusivo, os colaboradores do correspondente bancário permanecerão focados em suas atividades principais, restando apenas a definição da estratégia que será executada e entregue pelos colaboradores da nossa equipe.

Diminuição do custo

A contratação, qualificação e substituição de profissionais especializados é um processo custoso para todo tipo de empresa. O uso do BPO proporciona a redução de investimentos e aumento de resultados.

Não perca tempo, faça parte deste movimento de transformação digital e alavanque seus resultados!

Escrito por Ana Clara Fernandes

Copywriter na Start Consig e estudiosa do mercado de crédito consignado.

Fala sobre vendas, marketing e o mercado de crédito consignado.

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