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Margem de consignado: entenda as mudanças e como elas afetam sua operação

Imagem de notas de real

No último ano o mercado de crédito consignado passou por algumas mudanças, já que o governo permitiu que a margem de consignado aumentasse 5%, passando de 35% para 40%. Essa mudança foi regulamentada pela Lei Nº 14.131, de 30 de março de 2021 e garantia o aumento da margem até o final de 2021.

Você pode ler a lei completa clicando aqui.

Então, esse aumento de 5% deixou de valer em janeiro de 2022. Contudo, por meio de uma medida provisória, o governo decidiu aumentar a margem de crédito mais uma vez. Neste texto você vai entender melhor essa mudança e como ela pode afetar sua operação de vendas. 

O que é margem consignável 

Antes de entender a mudança do limite de crédito e o seu impacto é importante que você entenda bem o conceito de margem consignável. Essa margem é o valor máximo que uma instituição financeira pode descontar em uma parcela de pagamento de empréstimo consignado. 

Falamos acima que a margem saltou de 35% para 40%, mas é importante destacar que da margem original de 35% apenas 30% é destinado a empréstimos consignados e 5% é reservado para o uso de cartão de crédito consignado, destinado as despesas e saques feitas com o cartão. Então, com esse aumento, 35% passam a ser destinados a empréstimos consignados e os 5% continuam reservados para o uso de cartão de crédito. 

Veja um exemplo da margem: 

O seu cliente Rodrigo contratou um empréstimo consignado e possui uma renda mensal líquida de R$ 3.000,00. O valor máximo que pode ser cobrado de Rodrigo em uma parcela é R$ 900,00, 30% de sua margem, isso considerando a regra antes do aumento. Com o aumento, o valor cobrado pode ser R$ 1.050,00, 35% de sua margem

Simples, certo? 

No ano de 2021 o governo aumentou essa margem para possibilitar que mais pessoas tivessem acesso ao crédito no Brasil. 

Entenda o aumento de margem de consignado

Imagem de moedas ao lado dos 40% de aumento da margem de consignado.

Em 2021, visando aumentar o poder de compra e o acesso da população ao crédito, o governo decidiu aumentar a margem consignável de 35% para 40%. Isso porque o aumento de margem possibilitaria que pessoas vivessem melhor durante a pandemia do novo coronavírus.  

Lembra da Lei Nº 14.131 que citamos acima? Ela regulamentou esse aumento e estipulou que o público contemplado seriam aposentados e pensionistas do INSS e militares das Forças Armadas. A medida foi muito bem-sucedida, segundo uma matéria publicada pelo site G1, a mudança de margem fez com que a aquisição de empréstimos consignados entre aposentados e pensionistas do INSS passasse de 32,5 milhões para 40,5 milhões. 

Mas, como explicamos acima, a Lei estabelecia que a margem de 40% só estaria vigente durante o ano de 2021. Portanto, em janeiro de 2022 a margem consignável voltou para o seu valor original de 35%. 

Contudo no dia 17/03/2022, o governo decidiu então publicar a Medida Provisória Nº 1.106 – você pode ler na íntegra clicando aqui – que retorna com o aumento de 5% e amplia a margem de crédito consignado para segurados do Regime Geral de Previdência Social e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e de programas federais de transferência de renda

Com isso, existem ainda mais possibilidades de venda dentro do mercado de crédito consignado. 

Mas a Medida Provisória (MP) já foi aprovada? 

Na prática, até a data de publicação deste artigo, a MP está sendo analisada pelo Senado. Nesse meio tempo, a MP pode estar vigente até dia 16 de maio, podendo ser estendida por 60 dias, caso a votação no Congresso Nacional não tenha sido concluída. 

Então, o melhor momento para aumentar as vendas é agora

Quais programas foram beneficiados pela MP

Neste ano é preciso prestar atenção aos novos grupos que podem ter acesso aos empréstimos consignados. Tradicionalmente, dentro do setor público, essa modalidade de crédito está disponível para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Agora, você também pode prospectar clientes que participam de alguns programas sociais do governo, sendo eles:

  • Auxílio Brasil 

O Auxílio Brasil engloba várias políticas sociais dentro de um só programa, incluindo ações dentro da educação, saúde, emprego e renda. O objetivo do programa é garantir renda para famílias que se encontram em uma posição vulnerável financeiramente e socialmente. Além de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Quem tem direito a receber esse auxílio são famílias em regra de emancipação, em situação de pobreza e, em situação de extrema pobreza. É importante destacar que famílias em situação de pobreza são aquelas que possuem renda mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00. E, famílias em situação de extrema pobreza possuem renda mensal per capita de até R$ 105,00. 

Você pode ler mais sobre o Auxílio Brasil clicando aqui. 

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Este benefício está previsto dentro da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e garante um salário mínimo por mês para idosos e pessoas portadoras de deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao BPC não é necessário ter contribuído com o INSS e ele não paga o 13º salário. Para ter o direito também é preciso que a renda por pessoa do grupo familiar seja ¼ do salário mínimo. 

Você pode ler mais sobre o BPC clicando aqui.

Como aproveitar o momento para vender mais

Essas mudanças favorecem muito a aquisição de crédito, por isso, é preciso pensar em maneiras de conseguir mais clientes para a sua operação de vendas. Para isso você precisa:

  • Estudar sobre os programas

Como as pessoas que fazem parte dos programas sociais não tinham acesso ao crédito consignado antes, é importante que você conheça profundamente os dois programas que citamos acima e suas regras. Assim você vai conseguir entender quem é público de cada um deles e como você pode oferecer os produtos de maneira mais efetiva. 

  • Faça contato com o consumidor

Agora é hora de fazer contato com vários consumidores, o mercado está agitado com a novidade então não perca tempo. Para conseguir fazer com que o seu contato seja mais assertivo você pode usar o rapport, assim você cria uma conexão com o potencial cliente e diminui as chances desse lead te trocar por outro vendedor. 

Não sabe o que é rapport? Confira nosso artigo “Rapport: O que é e como usar de forma poderosa”, clicando aqui. 

  • Abuse das técnicas de venda 

Você vai precisar usar todas as suas armas para conseguir prospectar mais clientes e se destacar dentro do mercado de crédito consignado. As técnicas de venda são um conjunto de estratégias e ações que visam potencializar as vendas de uma operação, se você usar da maneira correta é possível aumentar o desejo de compra do consumidor e aumentar os ganhos da sua operação. 

Falamos mais sobre isso no artigo “5 técnicas de venda essenciais para fechar negócio”. Leia clicando aqui. 

Otimize seus processos

Imagem dos sistemas de CRM da Start que podem te ajudar a aproveitar o aumento de margem de consignado. Com o texto: Você é agente de crédito consignado ou vende produtos bancários? Descubra a melhor solução para vender mais e em menos tempo com os CRMs da Start Consig

Aqui na Start Consig desenvolvemos soluções de CRM para pessoas que trabalham no mercado de crédito consignado. Nossos sistemas foram feitos para otimizar o trabalho de quem atua nessa área e com eles você hospeda, protege e qualifica a sua carteira de clientes. Você vai conseguir gerenciar o seu relacionamento com o cliente e fazer consultas manuais ilimitadas para confirmar dados cadastrais e de consignação.

E você consegue fazer tudo isso em uma interface intuitiva e simples de usar, o que gera mais produtividade para a sua operação. Temos 3 sistemas diferentes:

CRM Start Pesquisa 

Ideal para corretores e bancários, possibilita o controle do negócio em um único lugar, além de permitir o acompanhamento de todo o ciclo de vendas e histórico de relacionamento em uma esteira prática e inteligente. 

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CRM Start Multibank 

Ideal para equipes de vendas de consignado multimarcas, permite a gestão da operação em um só lugar além de ser um sistema 100% voltado para a venda de crédito consignado. Com ele é possível qualificar telefones, prospectar por SMS profissional, torpedo de voz e discadores preditivos e muito mais!

Impulsione sua operação com um CRM robusto e completo!

CRM Start BMG

Ideal para correspondentes bancários do Banco BMG, esse sistema é 100% integrado ao BMG via WebService e permite que os usuários cuidem de todos os aspectos da sua operação dentro de um único lugar. Com ele é possível consultar dados, criar campanhas de venda personalizadas, fazer digitação e simulação de propostas, fazer contato com clientes via SMS e discadoras automatizadas, além de proporcionar relatórios de produtividade da operação e de vendedores. 

Seja o melhor correspondente do BMG usando um sistema de gestão de excelência! 

Você pode saber mais sobre nossos CRMs em nosso site, www.startconsig.com.br. Continue acompanhando nosso conteúdo para ficar por dentro de todas as novidades do mercado de crédito consignado. 

Written by Ana Clara Fernandes

Copywriter na Start Consig e estudiosa do mercado de crédito consignado.

Fala sobre vendas, marketing e o mercado de crédito consignado.

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