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Sistema de Gestão: o que é e porque usar

Imagem ilustrativa com siglas de sistemas de gestão

Quem trabalha com vendas precisa lidar com um número alto de informações, principalmente dentro do mercado de crédito consignado. É preciso colher e armazenar de forma segura diversas informações dos clientes, além de precisar lidar com as burocracias que envolvem o trabalho.

Normalmente grandes empresas possuem um setor exclusivo para lidar com a organização e gestão dessas informações, mas nem sempre é possível contar com esse tipo de equipe. Por isso, os sistemas de gestão estão se tornando cada vez mais populares dentro de operações de venda.

Esse tipo de sistema facilita muito o trabalho, independente do tamanho da operação. Neste artigo vamos explicar o que é um sistema de gestão e como esse tipo de sistema pode facilitar o seu trabalho.

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um software que visa gerir todas as atividades de uma empresa, independentemente de seu tamanho. A ideia é que esse sistema transforme o dia a dia das operações, tornando os processos mais automatizados, isso faz com que você e os membros da sua equipe, sejam mais produtivos e passem mais tempo pensando em estratégias de vendas e menos tempo com atividades operacionais.

Basicamente existem dois tipos de sistemas, os ERPs e os CRMs, vamos falar sobre cada um deles a seguir.

Entenda a diferença entre ERP e um CRM

O ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos da Empresa, ou Sistema de Gestão Integrado é uma espécie de programa que gerencia as atividades financeiras e fiscais de uma empresa, além de promover a melhoria dos processos internos e ajudar a integrar atividades de setores diferentes, como vendas, estoque, finanças e recursos humanos. Então, com um ERP é possível monitorar vendas e acompanhar pedidos de compras, administrar contas a pagar e a receber e muito mais!

Já o CRM (Customer Relationship Management), Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema que tem como objetivo principal promover a satisfação do cliente por meio de estratégias de análise, gestão e automatização de dados. O CRM funciona como um mecanismo de inteligência que potencializa a formação de um banco de dados com informações específicas de cada cliente, como características comportamentais, melhor horário para contato, histórico de compras e avaliações, indicações, acionamentos ao suporte, NPS (Net Promoter Score) e muito mais!

Se alimentado corretamente, este banco de dados permitirá o rastreamento de informações relevantes para que seja possível prestar um atendimento de alta qualidade, aumentando e melhorando os resultados.

Como um ERP funciona

O ERP além de ajudar com informações sobre contas, pode fornecer dados sobre os colaboradores de uma empresa, por meio de relatórios de produtividade. Ele também ajuda no controle de estoque e de custos, na gestão integrada de dados e no controle e cumprimento de prazos.

Na prática, o ERP funciona de forma integrada em todos os setores da empresa, então é possível que o RH insira dados de colaboradores novos no sistema enquanto o financeiro insere dados de pagamento. Além disso, ele automatiza todos os processos de venda. Por exemplo: Você possui um e-commerce que vende mochilas, um de seus produtos foi encaminhado para o setor de produção. O ERP identifica essa movimentação e já toma as medidas necessárias, que seriam tirar a mochila do estoque e atualizar as informações de compra.

Quais as vantagens de um ERP

Explicando sobre o funcionamento já dá para perceber algumas vantagens que o
ERP pode trazer. Mas, vamos elencar as principais vantagens aqui.

Confira:

  • Otimização de processos;
  • Mais eficiência para a operação;
  • Integração de setores e,
  • Maior facilidade para medir desempenho.

Como um CRM funciona

Agora que você já entendeu tudo sobre o ERP está na hora conhecer melhor o CRM.

O CRM vai ajudar uma empresa a fazer contatos mais efetivos com seus clientes, além de ajudar no processo de organização do dia a dia. Esse software pode operar no computador, ou na nuvem, sendo a segunda a maneira mais vantajosa, já que pode ser acessado de qualquer navegador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

O CRM vai permitir que o usuário grave o histórico de atendimento de cada cliente, isso ajuda o vendedor na hora de fazer um novo contato, pois todas as informações relevantes sobre aquele contato estão na tela de seu computador.

Imagine que você é um promotor de crédito consignado e precisa fazer contato com a Maria para ofertar o Seguro PAPCard. Se você usa um CRM, na sua tela você terá todas as informações sobre os contatos anteriores feitos com a Maria. Então, você já sabe que o melhor horário para falar com ela é 14h que ela é casada e que precisa de auxílio com medicamentos, com essas informações você consegue entender qual plano do PAPCard vai ser mais adequado para ela.

Viu como a comunicação passa a ser mais efetiva?

Conheça as vantagens do CRM

Além da comunicação mais efetiva, existem outras vantagens que o CRM pode trazer. Destacamos as principais vantagens aqui:

  • Melhora no planejamento estratégico;
  • Melhora na comunicação com o cliente;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhora nas vendas;
  • Maior controle do processo de vendas e,
  • Fortalecimento da imagem da marca.

Qual escolher, ERP ou CRM?

Mulher apresentando os dois sistemas de gestão, ERP e CRM

A escolha de sistemas depende da sua necessidade. Se você precisa integrar todos os setores da sua empresa e organizar o dia a dia da sua organização, a escolha é o ERP.

Se você precisa aumentar sua produtividade, tornar seus processos mais organizados e precisa passar mais tempo focado no cliente e suas necessidades, a escolha é o CRM. Já que ele vai permitir que sua operação aconteça de maneira mais otimizada e você conseguirá passar mais tempo pensando em estratégias de venda e entrando em contato com clientes.

Conheça os sistemas de CRM da Start Consig!

Computador apresentando os sistemas de gestão da Start Consig

Nós da Start Consig, somos especialistas no mercado de crédito consignado e desenvolvemos sistemas de CRM exclusivos para correspondentes bancários autônomos e grandes equipes!

São três sistemas diferentes que concentram o seu trabalho em um só lugar! Você pode fazer o contato com sua base de clientes e organizar, segmentar e higienizar sua carteira de clientes e trabalhar com dados confiáveis sempre. Você também pode digitar e simular propostas, receber relatórios de produtividade, vendas e muito mais!

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Escrito por Ana Clara Fernandes

Copywriter na Start Consig e estudiosa do mercado de crédito consignado.

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