Como se destacar em um mercado tão competitivo

O mercado de crédito consignado é extremamente competitivo e vantajoso, tanto para fornecedores como para os clientes interessados em crédito. Especialmente por apresentar taxas de juros mais baixas, maior prazo de financiamento, facilidade em rodar a operação e garantia real de desconto em folha, estimulando ambas as partes a investir nesta oportunidade.

Com isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo, tanto para as Instituições Financeiras quanto para os Correspondentes Bancários e Agentes de Crédito de todo o país. Na Start Consig, nos deparamos diariamente com centenas de empresários se debruçando sobre a mesma pergunta: como se destacar nesse mercado?

Se essa também é uma dúvida sua, continue a leitura, pois, vamos responder essa questão nas próximas linhas.

Existem atualmente cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, segundo dados do IBGE, além de cerca de 630 mil servidores públicos, ou seja, são milhões de oportunidades disponíveis para o mercado de crédito consignado. E para se destacar em meio a tanta concorrência, existem alguns passos que podem te auxiliar:

 

  • Segmentar os seus clientes de forma adequada

O tamanho da carteira de clientes disponível no mercado é realmente impressionante. Mas isso não define exatamente a quantidade de clientes aptos e com o perfil adequado para contratar. Esse percentual de clientes “adequados” varia de acordo com o convênio trabalhado, com a taxa de endividamento, com a experiência do cliente nestas operações, com a disponibilidade de margem, com critérios de idade e diversas outras especificidades. 

Por isso a importância de segmentar a sua base de clientes, definindo didaticamente quem faz parte da sua estratégia comercial e quem não faz. De forma que, você e sua equipe de vendas entendam exatamente qual a melhor forma de atender a um determinado público, como alinhar e honrar as expectativas, gerando satisfação e resultados para todas as partes.

O que ocorre com frequência é aquela situação de “atirar para todos os lados” e torcer para que “alguns peixes caiam na rede”. E a cada dia esses profissionais se deparam com um novo começo, uma nova batalha, percebendo, mais cedo ou mais tarde, que essa estratégia definitivamente não os colocará à frente da concorrência ou do mercado de forma geral.

 

  • Ter uma equipe de vendas bem treinada

De nada adianta ter um cliente com um real poder de compra e não ter uma equipe bem treinada para compreender a real necessidade, analisar os diversos cenários e orientar o cliente na escolha mais adequada. Quando falamos bem treinada, isso significa não apenas agir com gentileza e informar corretamente os prazos e os valores acordados. O mais importante é conhecer bem o produto, o cliente e o mercado. Gerar uma boa conexão e um relacionamento de qualidade com o seu cliente. 

Com os limites impostos pela LGPD o relacionamento com o cliente será a questão central para o sucesso de todo e qualquer empreendimento. Além disso, uma equipe bem treinada consegue ser sempre mais produtiva, afinal, ela saberá como vender mais e atuar de forma coerente e objetiva.

 

  • Saber analisar os resultados e otimizá-los

Você, empresário ou gestor que têm clientes bem segmentados e uma equipe de vendas altamente capacitada, sabe que o toque final é o gerenciamento estratégico de pessoas e de resultados. Analisar os resultados constantemente é fundamental para gerar insights sobre como otimizá-los. E a otimização gera um loop positivo de melhorias, que inspira a continuidade das evoluções em toda a sua empresa.

Quando falamos de resultados, não dizemos apenas em relação às vendas e ao lucro financeiro, mas também em relação à motivação, capacitação e  produtividade de cada membro da equipe. Mensurando inclusive o engajamento e a fidelização dos clientes com os seus produtos, com a sua marca. Saber analisar e otimizar todos esses resultados é o que fará a diferença.

Neste momento você deve estar se perguntando como estruturar este trabalho e implementar agora mesmo esses conhecimentos, gerando resultados na sua empresa?

 

A forma mais certeira para colocar tudo isso em prática e se destacar no mercado é contar com tecnologia de ponta na sua operação de vendas. Um poderoso sistema CRM te ajudará, de maneira simples e completa, a construir, atualizar, segmentar e qualificar a sua carteira de clientes. Os registros de contato trarão cada vez mais especificidade para as interações com os clientes, e potencializarão os resultados do time de vendas. A evolução das esteiras de vendas e de contatos permitirá relatórios completos para uma análise consistente e aprofundada sobre os diversos resultados, coletivos e individuais.

Uma dica valiosa que podemos te dar, é que no mercado existem várias opções desse tipo de sistema, e aqui na  Start Consig temos 3 opções incríveis e 100% especializadas do mercado de crédito consignado, que com certeza te ajudarão nesta jornada. 

Clique aqui para saber mais! Se você gostou dessas dicas, continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo sobre o mercado de crédito consignado. 

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