Crédito consignado: os passos iniciais para começar a vender

Aqueles que têm interesse no ramo do crédito consignado e querem começar a vender já sabem que o recurso, desde que foi criado em 2003, apresenta-se como um grande realizador de sonhos que viabiliza melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, dos aposentados e dos pensionistas e atender suas necessidades.

 Dessa forma, cresce a procura por esse benefício e aumenta também o interesse dos empresários para a venda e amplificação dos negócios ao enxergarem grandes oportunidades na área.

Ainda assim, no momento de começar a vender crédito consignado podem existir certas dúvidas a respeito de qual caminho seguir. Pensando nisso, listamos alguns passos iniciais  para lhe auxiliar nessa trajetória.

1. Certificação para começar a vender crédito consignado

Para iniciar as vendas, conforme resolução do Conselho Monetário Nacional, os profissionais de operações de crédito precisam obrigatoriamente serem certificados. 

Assim, o iniciante no ramo deve adquirir uma certificação de correspondente, como a Aneps ou a Febraban. Para isso, basta fazer a inscrição para o exame da certificação escolhida e, posteriormente, realizar a prova para atestar seu nível de conhecimento técnico.

2. Procure por credenciamento nas instituições autorizadas

Adiante, para de fato começar as vendas, aquele que está iniciando pode recorrer a três opções:

Procurar diretamente um banco

Nesse caso, procura-se uma instituição para representar, ou seja, deve-se entrar em contato com um banco para enfim se tornar um correspondente bancário. 

Procurar por correspondentes bancários

Os correspondentes bancários são outra opção para a venda de crédito consignado. Dentre eles, há os call centers, as lojas de crédito e varejo e as grandes promotoras. 

Desse modo, quem quer começar a vender crédito consignado pode procurar por grandes promotoras, que sejam correspondentes autorizadas, para se cadastrar e ter acesso ao suporte e à estrutura dos bancos. 

Comprar uma loja franqueada

Outra forma de começar a vender crédito consignado é comprar uma loja franqueada. Estas podem ser vendidas diretamente pelo banco. É esse o caso da Help, empresa do grupo BMG, por exemplo.

3. Busque estratégias para vender crédito consignado

Ao iniciar o negócio, também é preciso ter em mente algumas estratégias primordiais para alavancar as vendas. Além da definição e conhecimento preciso do público alvo, deve-se aprofundar nas formas de administrar as interações com os clientes.

Nesse sentido, a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) mostra-se um método elementar e um grande passo é utilizar plataformas que ofereçam tecnologias integradas para isso.

Com tais tecnologias é possível armazenar informações qualificadas de clientes e também dos potenciais, estruturando o público alvo, as metas e as campanhas de vendas, além de garantir maior assertividade e produtividade aos vendedores.

Para aqueles agentes de crédito que trabalham individualmente, a utilização do CRM Start Pesquisa é a melhor forma de aumentar efetivamente sua produtividade. No caso de equipes de vendas que trabalham de forma colaborativa, o CRM Start Consig é o ideal.

Com os recursos do sistema é possível executar com êxito as atividades para aumentar as vendas. Acompanhando os relatórios de produtividade disponibilizados pela plataforma, por exemplo, é possível melhorar ainda mais sua performance. 

Além disso, é feita também a gestão adequada de relacionamento com o cliente, pesquisas, consultas e confirmação de dados, simulação de propostas, registro de contatos para manter um histórico consistente de atendimento, envio de SMS, entre outras funcionalidades.

Em suma, esses mecanismos, entre tantos outros, garantem a melhor experiência ao cliente e asseguram um modelo de negócio rentável e eficiente.

Por fim, agora sabendo o passo a passo para se tornar um agente de crédito consignado, conheça a plataforma que facilitará e potencializará os seus processos de venda.

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