Como avaliar o desempenho da equipe de vendas de crédito consignado?

Os gestores de vendas de crédito consignado têm a grande responsabilidade de avaliar o desempenho da sua equipe de vendas. Essa necessidade surge, pois precisam ter uma visão de como potencializar os comportamentos e a produtividade dos seus vendedores.

Ao avaliar, é possível identificar com mais clareza os desafios que estão impedindo o correto desenvolvimento do negócio. E, por meio da avaliação, pode-se mensurar as especificidades e propor as alterações necessárias no processo de gestão das equipes e, assim, implementar as ações que vão garantir o crescimento e o sucesso da sua empresa.

Para esclarecer a importância desse processo e auxiliar na escolha da melhor maneira de avaliar o desempenho da sua equipe, listamos neste post significativas considerações e orientações. Vamos com tudo!

Importância de avaliar o desempenho da sua equipe de vendas

Em uma empresa de grande, médio ou pequeno porte, a avaliação de desempenho é de extrema importância para os colaboradores, para os gestores e para a organização como um todo.

O método permite que os colaboradores recebam um feedback sobre seu desempenho e, com isso, reconheçam desafios e oportunidades, pontos fortes e pontos de melhoria, evoluindo cada vez mais a sua performance. Para o gestor, da mesma forma, identificar os pontos positivos permite reforçá-los. E reconhecer os pontos de melhoria viabiliza ações de forma a inspirar os colaboradores na busca de novas soluções.

A análise de desempenho também possibilita que o gestor aconselhe e desenvolva novas habilidades com os seus colaboradores, evolução de carreiras, além de trazer reconhecimento por meio de feedbacks e incentivos financeiros. E, com tudo isso, toda a empresa segue fortalecida. 

Na área comercial, a avaliação do desempenho dos colaboradores se destaca, pois a equipe de vendas é a forma elementar de adquirir novos contratos e, consequentemente, trazer lucro e sucesso para o negócio. Por isso, o bom desempenho de todos os vendedores precisa ser garantido. 

E a melhor forma de assegurar a performance é avaliando o desempenho de toda a equipe, analisando o comportamento e as ações de forma individual e coletiva.

“Não basta medir apenas o desempenho. É preciso medir o resultado” (Idalberto Chiavenato)

Para garantir excelência na avaliação de desempenho, deve-se pensar em uma investigação apurada e precisa de todos os dados e informações geradas no processo de vendas. 

Assim, em primeiro lugar, é importante ter uma boa organização de todos os dados e informações para depois estruturar as análises e mensurar os resultados. Isso permitirá que a empresa elabore novos métodos, alinhe as equipes de trabalho e tenha controle das conversões para cada cliente e para cada área do seu negócio. 

Afinal, o que é preciso para avaliar o desempenho da equipe de vendas?

No momento de avaliação de desempenho, pode ocorrer um impasse: a ausência de dados qualificados e de ferramentas que auxiliem nesse processo. Torna-se necessário, portanto, optar por tecnologias que facilitem no processo de mapeamento e potencialização dos resultados da sua área de vendas. 

Um software de CRM é ideal para essa função, porque registra, estrutura, atualiza e evolui todo o processo de relacionamento entre os colaboradores e os clientes da empresa. Além disso, o CRM contribui gerando métricas de toda a equipe comercial e também métricas relacionadas ao comportamento de consumo de cada cliente.

Os dados serão constantemente qualificados e os gráficos gerados automaticamente, simplificando cada vez mais os processos de análise e gestão de desempenho.

Benefícios como esses são oferecidos pelos sistemas do Grupo Start Consig. Dentre as diversas soluções, as plataformas CRM disponibilizam relatórios de produtividade que destacam resultados coletivos e individuais por produto, por período, por perfil de clientes e por equipe. Estes relatórios servem de parâmetro para que novas estratégias sejam elaboradas e orientam gestores colaboradores nas tomadas de decisão. 

Além disso, através do sistema CRM BMG Card, é possível acessar relatórios integrados  ao Banco BMG via webservice, proporcionando evolução e análise de propostas em tempo real, comparativo de vendas e ranking diário dos vendedores, levando a uma visão ainda mais abrangente sobre os resultados da sua empresa.

Todos esses recursos permitem que o gestor analise métricas específicas do mercado de crédito consignado e melhore cada vez mais a rentabilidade, o volume de vendas e o ticket médio de cada transação realizada.

Agora que você já entende a importância de avaliar o desempenho da sua equipe de vendas, conheça a ferramenta que vai revolucionar os resultados da sua empresa clicando aqui.

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