3 passos para ter melhoria contínua nas suas vendas de consignado

O processo de venda de crédito consignado passa por muitas etapas. São dezenas de variáveis e infinitas especificidades, que tornam o negócio realmente desafiador. Para ter uma equipe de vendas em alta performance, é fundamental que haja uma cultura de melhoria contínua. Vamos te mostrar nas próximas linhas, 3 passos que te ajudarão a segmentar esse processo e realmente criar um ciclo virtuoso de melhoria na sua empresa.

1. Estipule metas

Toda equipe de vendas, precisa saber que rumo tomar, quais os objetivos da empresa, e qual meta terá que atingir em determinado período. É claro que é importante ter discernimento nesta hora, não é recomendável estipular uma meta muito alta, fora da realidade, pois não será atingida. Afinal, o intuito de se estipular metas, é motivar os vendedores e dar um senso de orientação, para que saibam se o trabalho que eles estão fazendo está de acordo com o que é esperado pela empresa.

Uma sugestão aqui, é começar com metas de porte suficiente para serem superadas. Não vamos dizer que o ideal é começar com metas pequenas, pois a ausência de estímulos adequados prejudicará e muito a escalabilidade de resultados em médio e longo prazo. Nossa dica é que você comece com uma meta ousada, porém realista, e que aumente periodicamente conforme a evolução nas vendas. Mas é claro, apenas estipular metas não é o suficiente para instaurar uma cultura de melhoria contínua no processo de vendas, veja a seguir, o que mais é necessário.

2. Acompanhe os resultados 

Uma vez estipuladas as metas, coloque-as em prática através de ações eficientes, assertivas e sincronizadas. E neste contexto, é imprescindível registrar e acompanhar os resultados. Afinal, não adianta saber que rumo tomar sem ter certeza de que você realmente está indo pelo caminho certo! Este acompanhamento diário de resultados ajudará a empresa a entender e estimular cada membro do time, coletivamente e de forma individual. 

E com isso, é possível através de uma boa análise, identificar gargalos na sua operação. Se acontecer do time inteiro ter um resultado ruim, é possível que as metas estejam muito altas ou a taxa de juros esteja inadequada. Mas se o contrário ocorrer e a maioria tiver um bom resultado, mas alguns membros não, preste atenção, pois, este é um alerta. É preciso neste caso, verificar o que pode estar atrapalhando a produtividade desses colaboradores. Pode ser uma demanda de treinamento, acompanhamento, feedback, ou talvez uma simples mudança de produto alvo. Enfim, analise cuidadosamente as variáveis que estão levando seus profissionais a não performar como os demais, e atue sempre que necessário. 

Viu como é extremamente importante e valioso para a empresa analisar os resultados? Mas não pára por aqui, ainda é preciso algo a mais para  realmente ter um processo de melhoria contínua. Confira a seguir.

3. Dissolva os gargalos rapidamente

Após identificar os gargalos da operação, é preciso tomar ações de imediato, assim realmente será instaurada uma cultura de melhoria contínua na empresa. Identifique estrategicamente e busque verdadeiramente resolver esses gargalos, de forma definitiva. Aqui nesta etapa não adianta paliativos, pois se o problema voltar a acontecer, de fato não houve melhora e sim um “alívio momentâneo”. 

Em relação à performance do time, demonstre a cada vendedor, em uma conversa particular, os seus resultados. Inclusive estabeleça comparação de resultados em relação aos meses anteriores. Desta forma, é possível compreender, em parceria com próprio colaborador, o que pode estar afetando a sua melhor produtividade.

Por fim, para inserir uma cultura de melhoria contínua nas vendas de crédito consignado, é preciso metas, ação, acompanhamento dos resultados e resolução imediata dos gargalos identificados. Análise eficiente e assertiva, sem dar chance para conversas baseadas em “achismos”. Uma forma de seguir esses passos de maneira específica, organizada e bem planejada, é contando um CRM especializado no segmento de vendas de crédito consignado. No mercado existem diversos, e aqui na Start Consig, dispomos de 3 sistemas que farão toda a diferença nos resultados da sua empresa. Clique aqui para conferir.

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