Como criar engajamento com seu cliente?

Criar engajamento com o cliente é a forma mais eficaz para se expandir e consolidar uma empresa. Isso porque, com o engajamento, o cliente passa a se reconhecer como parte daquele universo, e não mais como público alvo. Todos nós sabemos o quanto o mercado de crédito consignado é plural e diversificado. São milhares de empresas atuando, e com as plataformas digitais oferecidas pelos bancos, as operações locais e presenciais estão cada vez mais cedendo espaço para os call centers e televendas. Com isso, os clientes passaram a receber, num mesmo dia, dezenas de ligações oferecendo oportunidades de contratação ou redução de taxa. E isso resulta numa sensação de incômodo e distanciamento por parte desses clientes. Neste post vamos listar maneiras efetivas para você aumentar suas vendas e superar desafios criando engajamento com seu cliente. Confira.

Criando Rapport

Na área de vendas a palavra rapport é muito usada, pois ela remete à conexão, confiança e credibilidade. Segundo o estrategista, escritor e palestrante Anthony Robbins, “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa de mundo para o mapa de mundo dele, é a essência da comunicação bem-sucedida.” 

É muito comum vermos a palavra rapport aplicada em treinamentos de vendas de maneira superficial. Destacamos e enfatizamos que estabelecer rapport não tem nada a ver com puxar assuntos aleatórios com o cliente, falando de família, futebol, viagens ou festividades. Estabelecer rapport está diretamente relacionado com a capacidade de compreender e se importar verdadeiramente com as questões do outro. Para criar rapport é preciso seguir 3 pilares:

  • Permissão: As pessoas envolvidas precisam permitir que você “entre no mundo delas” e você precisa permitir que elas também “entrem no seu mundo”.
  • Confiança: O verdadeiro rapport cria uma atmosfera de confiança recíproca entre as partes.
  • Conexão: Os interlocutores sentem que são ouvidos e compreendidos uns pelos outros. Num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de “essas pessoas estão ao meu lado e me transmitem credibilidade, nelas eu posso confiar”.

Como podemos perceber, o rapport é uma forma eficiente e poderosa de gerar engajamento com seu cliente. Mas como seria a atuação de uma equipe neste cenário?

Registrando e compartilhando informações

Imagine todo o time da sua empresa praticando rapport com os clientes, criando uma enorme diferenciação entre a qualidade do seu atendimento e as práticas comumente vistas no mercado. Perceba os resultados de venda e de satisfação do cliente aumentando a cada dia, e tome consciência da importância de se registrar no sistema CRM tudo aquilo que foi conversado, entendido e acordado com o cliente.

É através do registro criterioso e estruturado de informações no sistema que os atendentes da sua empresa poderão atuar coletivamente. Pense comigo: se até mesmo para um determinado operador é difícil guardar todos os detalhes de cada comunicação com cada cliente, quando tratamos de um trabalho em equipe, circular este tipo de detalhe verbalmente ou por planilhas se torna algo impraticável. Por outro lado, o quanto mais orquestrado for a sua central de atendimento, maior a sensação de proximidade e de credibilidade sentida pelo cliente.

Identificando qual a etapa do funil que o cliente está

Em se tratando de vendas, o registro de contatos permitirá, além de tudo o que falamos até aqui, a identificação correta de qual etapa do funil o cliente se encontra, o que fez parte da jornada deste cliente até aqui, quais as dúvidas e quais os obstáculos já superados, se o cliente se sente engajado com o produto e com a empresa, e se está no momento de compra. Assim, sua empresa não corre o risco de permitir que, a cada contato uma oferta diferente seja realizada, confundindo o foco do cliente e retornando erroneamente as negociações ao início da jornada.

Para garantir eficiência no engajamento com o cliente e aumentar a performance de vendas, é altamente recomendável que você tenha um poderoso sistema CRM atrelado à sua operação de vendas e de relacionamento. Na Start Consig, dispomos de 3 opções de CRM totalmente especializados no mercado de crédito consignado. Para saber mais, clique aqui

Com o sistema CRM você fará toda a gestão de relacionamento com o cliente, de ponta a ponta, garantindo o máximo em performance de atendimento e vendas, além automatização de processos e relatórios inteligentes.

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